sábado, 23 de novembro de 2013

Benfica - Braga: prognóstico do onze titular



Depois de uma semana de Ronaldo&Companhia a vilipendiarem os pobres suecos, já estávamos todos com saudades de ver o nosso Benfica a jogar e hoje chegou (finalmente) o dia; e logo com jogo grande.

O Braga é um dos adversários que mais dificuldades tem causado ao Benfica nos últimos anos e, apesar de aparentar não estar com o fôlego das últimas épocas, certamente que será um osso duro de roer, até pelo ódio que esta equipa parece cultivar e nutrir por nós.

Este jogo marca também o 1º de 4 jogos em que JJ não estará no banco. É certo que Jesualdo tentou desvalorizar a ausência e é um facto que JJ não joga, mas não é menos verdade que qualquer equipa fica sempre mais fragilizada sem o seu timoneiro no banco. Se Jesualdo acha que não faz diferença estar no banco, que vá ver o jogo para o camarote, pois daí até vê melhor e com as repetições televisivas…tudo mind games!

São muitas as dúvidas que tenho quanto à formação que o Benfica vai alinhar, a começar pelo esquema táctico a empregar, mas aposto no seguinte 11:


O esquema táctico inicial parece-me que será o 4x3x3 (ou 4x2x3x1). O Benfica tem utilizado este esquema nos últimos compromissos e a equipa tem mostrado uma boa dinâmica que a equipa técnica deverá querer manter. R. Amorim, um jogador que seria importante nesse esquema não estará disponível, mas há uma série de jogadores que também podem alinhar e completar o esquema, tais como Fejsa, que poderá jogar numa dupla mais defensiva com Matic ou, naquela que me parece a hipótese mais adequada, fazer entrar Djuricic para a posição mais adiantada do triângulo do meio campo e recuar Enzo para a posição 8.

Se JJ optar pelo 4x4x2, certamente que teremos Matic e Enzo no meio campo e Lima e Cardozo na frente. Só espero que, na hipótese de jogarmos neste desenho táctico, JJ não coloque Djuricic como segundo avançado, posição essa em que o sérvio já mostrou não render, isto porque recebe as bolas já com o adversário a respirar-lhe no pescoço, o que dita a falta de espaço para explanar o seu futebol; Djuricic tem de jogar mais a partir de trás, a conduzir bola.

Na lateral esquerda mantenho a dúvida: aquele lugar é de Siqueira, mas a condição física do brasileiro poderá não ser a melhor e Sílvio tem desempenhado o papel com grande eficácia, o que poderá ditar a sua entrada no onze. Do lado direito, será o motivado Maxi a jogar.
Nas alas ofensivas também não deverão haver mexidas, com Gaitán e Markovic a entrarem em campo para essas posições e ambos com a missão de, no caso de o esquema ser o 4x3x3, de caírem no meio para triangularem com Cardozo e Djuricic e abrirem espaço às subidas do respectivo lateral.

Carrega Benfica! Tragam-nos os 3 pontos!

2 comentários:

  1. O meu onze:

    Artur;
    Almeida - Luisão - Garay - Sílvio;
    Enzo - Matic;
    Markovic - Nico Gaitán - Ivan Cavaleiro;
    Cardozo

    Mais opções em:
    http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2013/11/um-ou-dois-avancados.html

    Fico à espera de um comentário... ;)

    ResponderEliminar
  2. O Cardozo está lesionado! Vamos ter que atacar com Lima!

    ResponderEliminar